Phrynops williamsi

NOME ATUAL: Phrynops williamsi (Rhodin & Mittermeier, 1983)
NOME POPULAR: Cágado-rajado; Cágado-de- ferradura
REINO: Animalia
FILO: Chordata
SUBFILO: Vertebrata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Testudines
SUBORDEM: Pleurodira
FAMÍLIA: Chelidae
GÊNERO: Phrynops
ESPÉCIE: Phrynops williamsi (Rhodin & Mittermeier, 1983)

Caraterísticas: Cágado aquático de porte médio medindo de 40 cm de comprimento máximo, carapaça de coloração castanha com faixas estreitas rajadas sobre todos os escudos, limitados por uma faixa laranja ou amarela, pouco ovalada e convexas com as bordas marginais levemente serrilhadas, o plastrão variando de cinza a amarelo e sem manchas. Cabeça escura dorsalmente com várias estrias creme quando adulto e avermelhado quando juvenil, moderadamente estreita, com focinho projetado, presença de duas barbelas no queixo. Apresenta duas faixas negras lateralmente na face, também outra no mento formando um desenho de ferradura. Tem sua mandíbula modificada para permitir o animal raspar o fundo à procura de alimento, presença ou não de tubérculos duros e bem definidos no pescoço.
Habitat: É uma espécie gregária que vive em ambientes lóticos de rios de grande porte com margens lodosas ou rochosas.
Alimentação: É onívora, alimentando-se de vertebrados aquáticos geralmente em formas larvais como insetos e crustáceos. Moluscos, artrópodes aquáticos. Também de peixes, algas e sementes.
Reprodução: O período de desova e eclosão dos ovos pode ocorrer entre outubro a maio. Põe de cinco a nove ovos por ninhada e média de sete ovos por ninho.
Distribuição Geográfica: Abrange áreas do Uruguai, Paraguai, Argentina. No Brasil ocorre na Região Sul nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina, nos grandes rios da Bacia do Iguaçu a montante das cataratas, desde a região do município de Araucária até a foz do Iguaçu.

Status de Conservação: A espécie sofre diversos tipos de pressões dentre as causas estão: a pesca caça ou apanha redução de habitat, poluição de ambientes provocados por atividades agropecuárias e industriais. Não está classificada nas listas vermelhas da IUCN, (1996), CITES e Nacional. Está classificado como Vulnerável (VU) na Lista Vermelhado Estado do Paraná- PR.

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.