Phrynops geoffroanus

NOME ATUAL: Phrynops geoffroanus (Schweigger, 1812).
NOME POPULAR: cágado-de-barbicha
REINO: Animalia
FILO: Chordata
SUBFILO: Vertebrata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Testudines
SUBORDEM: Pleurodira
FAMÍLIA: Chelidae
GÊNERO: Phrynops
ESPÉCIE: Phrynops geoffroanus (Schweigger, 1812).

Caraterísticas: É um tipo aquático de porte médio pesando até 2,5 kg; apresenta carapaça de comprimento até 35 cm de forma oval e achatada, geralmente mais larga na região posterior. Tem coloração marrom ou negra e plastrão de cor creme, por vezes avermelhado marcado por inúmeras listras negras que podemdesaparecer nos adultos. A cabeça pequena em relação ao corpo coberta por escamas pequenas e irregulares apresenta faixa negra estendendo-se das narinas até a base do pescoço. A mandíbula é pequena e sem entalhe; coloração vermelha com manchas pretas na garganta, plastrão amarelo-ocre.
Habitat: Vivem em rios, pântanos, lagos, lagoas de baixas correntezas, açudes com fundos lodosos e abundantes vegetação.
Alimentação: O cágado- de- barbicha é carnívoro, alimentando-se de peixes insetos aquáticos e outros invertebrados.
Reprodução: O acasalamento ocorre de outubro a abril e período de nidificação varia conforme a localidade e geralmente de março a dezembro. A fêmea põe de sete a 26 ovos e média de 15 ovos por postura. O período de incubação varia entre 5 a 11 meses, a eclosão ocorre de dezembro a janeiro

Distribuição Geográfica: Sua ocorrência na Amazônia, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Norte da Argentina.

No Brasil está distribuída pela Bacia Amazônica nos Estados do Amapá, Pará, Tocantins, Amazonas. Na região Sudeste em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e Sergipe. Na região Centro Oeste no Mato Grosso do Sul e Goiás, e na região Nordeste no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte. Na região Sul, Paraná e rio Grande do Sul.

 

 

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.